GREEN NOVEMBER NA TELÚRICA! | Frete grátis à partir de R$150 em compras | Miniaturas de brinde à partir de R$50 em compras | Descontos progressivos à partir da 2ª unidade

Telúrica Cosméticos

Telúrica significa "Aquilo que vem da Terra". Talvez pelo meu sangue amazônico, eu sempre amei a natureza. Vegetariana desde os 15 anos de idade, meu sonho era poder fazer a diferença para a vida dos animais e de alguma forma poder ajudar a salvar o planeta da destruição. Eu me chamo Pâmela e a Telúrica Cosméticos é uma Micro-Empresa Individual originada do meu sonho empreendedor de transformar o mundo através das minhas ações. Apesar de ser MEI, não significa que tudo seja feito por uma pessoa só (não mais). Nos anos iniciais da Telúrica, enquanto desenvolvia  minhas fórmulas, eu era a cabeça, os braços, mãos, pernas e pés da empresa. Mas só chegamos onde chegamos graças à ajuda e mentoria de diversos mestres e almas iluminadas que cruzaram o meu caminho. Ninguém faz nada sozinho, e partindo desta máxima, hoje a Telúrica conta com a ajuda de empresas parceiras para poder oferecer o nosso melhor para você.

O nascimento de um sonho

Durante a minha formação em Ciência Ambiental pela Universidade Federal Fluminense, me deparei com um grande desafio. Estava grávida quando iniciei a faculdade, e tão logo minha filha nasceu, eu embarquei na maior jornada da minha vida. Maternar um bebê recém-nascido e dar seguimento aos estudos se tornaram minhas prioridades máximas, mas minha alma irriquieta e a situação financeira do país me levaram à empreender. Escolhi o ramo dos cosméticos naturais pois na faculdade eu amava estudar sobre o valor das florestas brasileiras, seus povos e culturas e percebi uma oportunidade de aliar a paixão que eu tinha pela sociobiodiversidade com a outra paixão que me acompanhava de longa data: produzir meus próprios cosméticos. Logo, busquei fazer diversos cursos profissionalizantes de cosmetologia e aromatologia e em 2017 comecei a desenvolver minhas fórmulas e vender nos corredores da universidade. Minha filha tinha alergias múltiplas e dermatite atópica então este foi o momento da minha vida em que tomei a decisão de abandoar todos os cosméticos industrializados e tomei consciência da quantidade de químicos novicos nestas fórmulas, optando então por fórmulas naturais e caseiras.

Comecei a vender em feiras e logo percebi que precisava estudar mais para administrar o meu embrionário negócio. Assim, fui aprovada no Minor de Empreendedorismo e Inovação da UFF, onde ao lado de uma equipe incrível fizemos diversas pesquisas de mercado e concluímos que os produtos capilares são os mais valorizados dentre os produtos veganos. Fiquei muito satisfeita com essa decisão pois cabelo sempre foi minha maior paixão, sendo eu mesma uma mulher de cabelos cacheados que tinha dificuldade em encontrar produtos que fossem naturais, veganos e ainda dessem certo no meu tipo de cabelo. Assim, fui melhorando minhas fórmulas enquanto fazia os testes entre as usuárias e decidi fazer um curso de cabeleireira especialista em cabelos naturais para aprender melhor sobre as necessidades específicas do cabelo e testar melhor os produtos.

 

Amadurecimento e fruição

Ao fim deste curso, ainda não me sentia apta à captar investimentos para o negócio crescer, então me inscrevi e fui aprovada no edital do Programa Empreendedorismo de Impacto na PUC-Rio. Hoje percebo que realizei dois sonhos em simultâneo, pois quando garota, eu sonhava em ter um diploma da UFF mas também era fascinada em estudar na PUC. O programa foi um divisor de águas no meu caminho pois me auxiliou a amadurecer meu negócio e me ensinou a captar o investimento inicial que seria necessário para legalizar a empresa, sem depender de investidor externo. Em paralelo, concluía minha monografia na UFF, que foi o plano de negócios da Telúrica. 

Em 2021, pouco antes de iniciar o processo de legalização, decidi fazer uma pós-graduação na área de cabelos, pois queria lançar um produto diferenciado, que atendesse todas as necessidades específicas dos fios e tratasse o couro cabeludo, então ingressei no MBA em Tricologia da I-Cosmetologia. Em posse dos conhecimentos adquiridos ao decorrer do curso, pude melhorar ainda mais as fórmulas e fiz alguns ajustes como pH, mudei alguns ativos para outros que eram mais compatíveis com a microbiota específica desta região do corpo e aprendi a realizar os testes de desempenho e eficácia que seriam necessários.

Em 2022, após diversos testes e protótipos, chegamos na fórmula final e para adquirir o primeiro lote dos produtos foi necessário realizar uma campanha de Financiamento Coletivo que teve um resultado surpreendente. Com a ajuda de centenas de pessoas engajadas, conseguimos arrecadar o valor necessário para dar o pontapé inicial na nova Era da Telúrica. Foi assim que cheguei até o modelo de negócios atual, e hoje graças à esta caminhada, tenho o orgulho de dizer que desenvolvi uma marca de produtos tricológicos sólidos, veganos, naturais e sustentáveis e a primeira marca deste tipo de produtos que é específica para cabelos naturais e com curvatura.

 

Nossos parceiros

Atualmente a Telúrica Cosméticos conta com dois parceiros principais para realizar as operações da nossa empresa. O primeiro parceiro é a Unevie Cosméticos, empresa vegana que é responsável pela fabricação, qualidade e legalidade dos nossos produtos. Compartilhamos dos mesmos valores, buscando aliar a tecnologia à sustentabilidade. A Unevie oferece a fabricação exclusiva para a Telúrica Cosméticos com matérias-primas nobres, vegetais e naturais. 

Nosso segundo parceiro é a LogHouse, empresa de logisítica que possibilita o armazenamento, embalagem e entrega dos produtos de forma segura, rápida e econômica. Estando baseada em São Paulo, o maior centro de distribuição do país, conseguimos melhorar as condições de frete para o Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sul e Sudeste do Brasil através de transportadoras e correios.